Movimento Bem Maior

14 set 2021

A Parceria pela Educação

Imprensa

A literatura e a experiência prática indicam que a origem socioeconômica do aluno é o melhor parâmetro para prever o seu nível educacional. Mas se o PIB per capita paulista é igual ao chileno, por que os índices educacionais de lá são melhores do que os nossos?

Uma das razões é o gigantismo da rede. São mais de 5,1 mil escolas, 240 mil servidores, dos quais 190 mil são professores, que atendem a 3,4 milhões de alunos. É o maior sistema de ensino das Américas, quase duas vezes o chileno. O maior sistema de ensino dos EUA, de Nova Iorque, tem mil escolas e atende pouco mais de 1 milhão de alunos.

A Secretaria da Educação de São Paulo é o maior CNPJ do país em termos de número de funcionários. Executar políticas públicas em uma rede dessa magnitude é um tremendo desafio gerencial. Para vencer esse desafio, faz-se necessário um maior envolvimento da sociedade civil apoiando o poder público.

Um bom exemplo da articulação entre a administração pública e a sociedade civil tem sido a experiência da Parceiros da Educação junto à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com o apoio do Movimento Bem Maior, Fundação Itaú para Educação e Cultura e da Fundação Lemann. Com base na experiência de mais de 17 anos de parcerias com escolas e redes municipais, a Parceiros desenvolveu em conjunto com a Secretaria Estadual um projeto de atuação em diretorias de ensino. Estes núcleos são regionais de ensino, responsáveis por um conjunto de escolas. No estado todo são 91.

O projeto começou em duas das mais desafiadoras diretorias de São Paulo: Sul 1 e Sul 2, situadas em bairros da periferia da capital com alta vulnerabilidade socioeconômica, como Capão Redondo, Cidade Ademar, Jardim Ângela e Campo Limpo. São 182 escolas com mais de 180 mil alunos – maior do que a rede educacional de oito estados brasileiros!

Para dar resposta a graves questões de aprendizagem dos estudantes dessas regiões, os times da Secretaria e da Parceiros desenvolveram um programa focado em melhorias nos campos pedagógico, de gestão, infraestrutura e engajamento da comunidade, de modo a potencializar e aprofundar as iniciativas da Secretaria.

A execução começou no início de 2020 com o levantamento dos dados das duas diretorias de ensino e workshops de planejamento estratégico. Resgatar as habilidades essenciais dos estudantes se destacou entre as necessidades detectadas. Das 44 escolas identificadas como prioritárias, nenhuma tinha mais que 4% dos alunos de Ensino Médio com conhecimentos adequados em matemática.

A solução construída pelo time pedagógico da Parceiros em conjunto com a coordenação pedagógica da Secretaria foi criar um programa específico de recuperação para essas escolas com as seguintes fases: definição do conjunto de habilidades essenciais; elaboração de material estruturado para o aluno e o professor; formação de todos os professores de Língua Portuguesa e Matemática das escolas prioritárias no uso do material; aplicação das sequências em sala de aula; e, por fim, avaliação da proficiência dos alunos nas habilidades.

A partir de um novo modelo de atuação e de investimentos da Parceiros, foi possível ainda apoiar formações continuadas para os profissionais das Diretorias de Ensino e de todas as escolas. Destas, 40 unidades passaram a contar também com um “Parceiro Empreendedor”, ou seja, um parceiro exclusivo que investe nas demandas específicas de cada centro de ensino.

Com uma atuação regionalizada, potencializamos os investimentos ao ampliar a quantidade de escolas públicas apoiadas e tornar mais acessíveis os investimentos às parcerias e o número de membros da sociedade civil engajados com a melhoria da educação no país.

Com a pandemia da COVID-19, que provocou o período de maior interrupção de aulas já vista, a parceria teve que se reinventar, encarar os desafios e identificar oportunidades. Algumas das prioridades definidas no início do ano, como a formação dos diretores, um dos principais fatores de sucesso para uma escola, e dos professores formadores das diretorias e coordenadores, puderam ser realizadas à distância ou em formato híbrido.

Por outro lado, desafios bastante inesperados tiveram de ser enfrentados. Em primeiro lugar, a questão da conectividade. Contando com parceiros como Magalu, Instituto Península, Carrefour, Votorantim e Credit Suisse, 11 mil tablets foram distribuídos para as escolas e repassados aos alunos mais vulneráveis. O eixo de apoio psicológico também foi fortalecido e, para mitigar o risco de abandono e evasão, foi desenvolvida uma solução simples, mas efetiva: envolver os próprios alunos na busca ativa de seus colegas.

Ainda há muito o que se fazer, mas a parceria entre a sociedade e o Estado deu frutos que provam que este apoio tem que se aprofundar cada vez mais. O principal deles tem relação com o programa de recuperação, que era o principal foco pedagógico na Sul 1 e Sul 2. Desenhado originalmente para 44 escolas, o trabalho foi escalado pela Secretaria Estadual para todas as mais de 5,1 mil escolas, impactando mais de 3,4 milhões de alunos. Trata-se de um impacto gigante e uma resposta à crise trazida pela pandemia, sem paralelo no País. E é exatamente o efeito de replicabilidade esperado de um projeto como este.

Iniciativas como esta mostram que há um caminho possível para, enfim, conseguirmos dar o grande passo na educação que, há décadas, limita o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Sociedade civil e poder público precisam estar de mãos dadas, juntos, para que isso, de fato, aconteça!

Carola Matarazzo – Diretora executiva do Movimento Bem Maior
Jair Ribeiro – Fundador e CEO da Parceiros da Educação

Este artigo foi originalmente publicado no Estadão.

Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course
download intex firmware
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download